quinta-feira, maio 03, 2012

CriaSom oferece Xadrez na rua e promove interação à Capelinhenses


Hélio Souza 

Mesmo com muitos compromissos, o jovem bancário Pedro Antônio consegue encontrar tempo para jogar Xadrez 
         Para incentivar a cultura, treinar o pensamento e promover a interação entre capelinhenses, o Instituto Cultural CriaSom oferece a população todas as sextas e sábados a partir das 16h00min ás 20h00min o projeto CriaXadrez.
          Iniciado desde a inauguração do espaço (21 de Maio de 2011), contava com apenas duas mesas que até hoje são disponibilizas todos os dias durante o expediente. Com o aumento da procura e formação aplicada de professores, surgiu a necessidade de expansão do projeto que atualmente disponibiliza as sextas e sábados, diversas mesas de Xadrez montadas em frente ao CriaSom reunindo pessoas de todas as idades para aprender e jogar xadrez além de interagir entre si. 
          Para iniciantes ou aqueles que desejam aprender a jogar, o instituto também conta com dois professores que ensinam gratuitamente jogadas e mobilidade das peças. 
          Segundo o gestor do Instituto Leonar Barbosa, a expectativa é que o projeto se expanda ainda com a realização de um torneio que deve acontecer com o apoio do Banco do Nordeste através do projeto Edição Cultural 2012 com resposta previstas para junho deste ano.
          Outra grande novidade, foi uma parceria firmada entre o Instituto CriaSom e o Músico Marco Aurélio de Minas Novas que atualmente é professor de teoria musical de violão e tem o objetivo de formar 100 músicos em dois anos, (período no qual residirá em Capelinha). 
          Com esta nova empreitada, o instituto expandiu sua estrutura inaugurando um segundo espaço que conta com Sala de Aula Teórica de Violão e bateria, além de aulas de Cajon.
          O CriaSom também oferece, aulas de luthearia, vendas e concertos de instrumentos musicais. Para conhecer o espaço e saber mais das atividades desenvolvidas pelo Instituto, basta se dirigir á Rua Juscelino Barbosa, 74, no centro de Capelinha das 07h00min ás 21h00min de segunda á sábado.