sexta-feira, abril 27, 2012

Fundada Academia Capelinhense de Letras


Assessoria de Imprensa da ACL

Alguns do membros da Academia Capelinhense de Letras

Neste último dia 19 de março, foi oficialmente criada a Academia Capelinhense de Letras – ACL. Um mês após sua criação, 18 de abril, aconteceu a eleição da sua primeira Diretoria, tendo como Presidente o Professor José Carlos Machado, Marlene Mendes como Secretária e Tadeu Oliveira como Tesoureiro. São também acadêmicos membros da ACL: Valmir Neves (Tico Neves), Vicentina de Fátima Pereira (Tininha), Dante Guedes, Lúcia Cordeiro, Elza Cunha e Sônia Sampaio.
Dentre os objetivos da Academia Capelinhense de Letras destacam-se a congregação de pessoas ligadas à literatura, às artes e à cultura em geral; o incentivo ao gosto pela arte literária; a criação e manutenção de uma biblioteca que reúna acervo bibliográfico de Capelinha, do Vale do Jequitinhonha, do Brasil e do exterior; disponibilização de serviços de natureza cultural às comunidades local, regional e nacional.
A ideia de criação da Academia é acalentada há 11 anos e somente agora se efetiva. “A ACL evoca a memória do Dr. Fabiano Otoni, que também participou de sua idealização. Ele será o Patrono de uma das cadeiras da nova Academia” disse o presidente José Carlos. Sobre a participação de novos membros, a ACL informou dentro de pouco tempo estará aberta à participação de novos acadêmicos.
A sede provisória da nova entidade é a mesma da Casa da Cultura de Capelinha, localizada na Praça do Povo, 50, Centro. Contatos pelo celular 33 9129 5211, pelo e-mail: academiacapelinhensedeletrasc@yahoo.com 
facebook: ACL Capelinha

PREVENÇÃO: PROERD forma novas turmas


PROERD forma novas turmas


Hélio Souza

Estudantes das escolas públicas Rosarinha Pimentinha e Geraldo Otoni Barbosa, receberam nesta última sexta-feira, 20, o certificado de participação no Programa Educacional de Resistências as Drogas  -PROERD . O programa funciona com encontros semanais durante 3 meses com aulas voltadas para o desenvolvimento de habilidades individuais visando a tomada decisões conscientes diante de riscos.

Surgido nos Estados Unidos em 1983, o programa hoje funciona em 53 países. No Brasil, o projeto é desenvolvido pela Polícia Militar e é aplicado a alunos do ensino público ou privado, que estejam cursando o quinto ou sétimo ano do ensino fundamental.  Além de alunos, o programa também abrange a comunidade, capacitando também aos pais.

Na avaliação do Comandante da 23ª Companhia de Polícia Militar, Major Aguilar, o programa é fundamental, pois realiza a prevenção da violência tornando mais fácil o combate as drogas. “Muito mais do que combater as drogas e violência é necessário prevenir, ainda na fase da adolescência”, disse. Para o Prefeito Pedro Vieira, a família também tem um papel fundamental na prevenção das drogas.

O evento também contou com a Presença da Presidente do Conselho Municipal Anti-drogas (COMAD) e de políticos e secretários Municipais. Ao todo, 226 adolescentes foram certificados e a expectativa é que  ainda este ano, seja realizada uma nova fase do projeto, visando abranger escolas e estudantes que ainda não participaram do projeto. 

Polícia: PMs prendem drogas e aparelhos eletrônicos


Hélio Souza 

Operação em Água Boa apreende grande quantidade de aparelhos eletrônicos

Uma operação conjunta entre Policiais Militares e Civis resultaram na prisão de centenas de aparelhos eletrônicos além de uma moto na manhã da última sexta-feira, dia 20 de abril na cidade de Água Boa e no Distrito de Resplendor.

Para combater o tráfico de drogas, a operação contou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão de 10 pessoas. Em três residências, a polícia encontrou centenas de aparelhos eletrônicos, dentre eles 110 celulares e de 550 gramas de substâncias que foram recolhidas para exame.

Um menor também foi apreendido no distrito de Resplendor com uma motocicleta YBR 125 e outra desmanchada. Todos foram encaminhados de Delegacia onde prestaram depoimento.
.
Denúncia anônima resulta na prisão de traficante

Uma denúncia anônima resultou na prisão de drogas e de um homem de 50 anos na tarde do último dia 19, quinta-feira em Capelinha. Segundo informações da assessoria de comunicação da 23ª Cia Independente de Polícia Militar, após uma denúncia de tráfico de drogas, a PM abordou um individuo de Camisa e Boné laranja, que estava com uma bucha de maconha em seu bolso. O rapaz confirmou que havia comprado a droga por R$ 10,00 de outro homem.

O suspeito resolveu colaboram e os policiais se deslocaram até a casa de M.N.C no Bairro Água Santa.  Ao chegar no local, com a ajuda de uma outra pessoa que também morava na casa, a entrada foi permitida. Os Militares realizaram busca, encontraram próximo a um tanquinho, um tablete de maconha dividido em quatro partes.

A droga foi recolhida e os dois foram encaminhados a delegacia onde foram ouvidos. O homem, de nome M.N.C de 50 anos, que já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e receptação, foi preso, já o segundo foi ouvido e liberado.

MEC começa a discutir instalação de Campi no Vale com Prefeitos


   
  Hélio Souza 


Em Brasília, Prefeitos das cidades de Capelinha, Araçuaí, Almenara e Nanuque ao lado do Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT) e do Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha de Mucuri –UFVJM- Pedro Ângelo, se reuniram no último dia 17 de Abril com o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação –MEC-, Dr. Amaro Lins, para discutirem a instalação dos Campi nas cidades aprovadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – no último dia 16 de Março na Sede da UFVJM em Diamantina.
                Na reunião, foram discutidas a demanda de cursos para as cidades. Segundo informações uma das propostas apresentadas pela Universidade é de que cada Campus tenham sete cursos implantados. A proposta defende ainda 4 cursos em áreas Exatas, Engenharias ou Saúde e os demais para ás áreas de Ciências Humanas, Sociais ou Aplicadas podendo cada campi poderá acolher até 2.600 alunos.
                O Prefeito Pedro Vieira, considerou positiva a proposta apresentada pela Universidade. O movimento também avaliou como positiva a proposta de Cursos pela Universidade, mas também salientou sobre a importância de um estudo mais aprofundado para a definição de cursos.
                Um dos representantes do Movimento, Albano Macho, o Banu, considerou de extrema importância definir cursos diferentes para cada região. “Nossa proposta é construir dentro do vale, uma proposta de Campus que se complementem garantindo o maior número de vagas e cursos para atender da melhor forma o Vale”, defendeu.

Capelinha busca aproximação de Universidade

                Em uma reunião realizada no último dia 19 de Abril no plenário da Câmara Municipal, o movimento discutiu a importância do envolvimento da região com a Universidade.
                A proposta visa aproximar a instituição da população através da proposta de pesquisa e extensão para a região. Para o movimento, além de garantir um maior relacionamento entre a região e a Universidade, os projetos também podem beneficiar a comunidade fornecendo um maior diagnóstico que pode direcionar na atuação para a solução concreta de problemas enfrentados pela população.
                A presença da po-pulação na Universidade também foi outro ponto considerado importante pelo movimento. A tentativa do grupo é de buscar maior relacionamento.