domingo, março 04, 2012

REVISTA AVISA: Capelinhense se prepara para receber Certificado de Treinador profissional

POR HÉLIO SOUZA (Matéria Publicada na Revista Avisa) 

Com 42 anos, o Capelinhense e Ex Treinador do Capivari, Cláudio Luiz, (vulgarmente conhecido como Cláudio detetive) é um dos três Mineiros que participam da 2ª fase do Curso de qualificação para Treinadores de Futebol na Granja Comary em Teresópolis no Rio de Janeiro.

O Curso de Treinadores de Futebol da PUC Minas/CBF faz parte do Sistema de Qualificação de Treinadores do Futebol Brasileiro, em convênio firmado entre as duas entidades em 2009, cumprindo uma demanda da FIFA, para criação da licença oficial de treinadores junto a suas associações-membros de todo o mundo. Para a seleção de candidatos, é exigida a apresentação de um currículo, colocando a atuação do candidato no futebol ou como ex-atleta ou então e tendo graduação superior em educação física.

Dividido em 3 níveis, o curso formou sua primeira turma em 2009. A primeira etapa da nova turma de futuros treinadores aconteceu em Julho de 2011 no mesmo local. Já a última etapa, está prevista para acontecer em Dezembro deste ano. Ao todo, 30 alunos do Brasil inteiro participam do curso.

Nas aulas, os aspirantes a treinadores aprendem sobre psicologia, gestão, direito e táticas do esporte.
Ministradas por grandes nomes do futebol Brasileiro, a capacitação conta com uma ampla formação teórica e prática. O técnico da Seleção Mano Menezes foi o responsável pela Palestra de abertura do curso de Treinadores nível 2.

Na sua avaliação do Capelinhense Cláudio Luiz ,o curso trás um aperfeiçoamento profissional que possibilita ao treinador disciplinar os atletas para atuarem no padrão mundial de Futebol.

Segundo ele, além do conteúdo ser bem profundo, a convivência com ex-atletas e técnicos, é um ponto chave para o aprendizado. “Depois de participar desse treinamento, cheguei á humilde conclusão de que não sabia nada sobre o futebol” ressalta.

Luiz se prepara para atuar como treinador da escola de futebol do Cruzeiro, que será implantada em Capelinha no mês de Março no DS Centro esportivo. Mesmo não sendo exigido o curso de Treinadores de Futebol para atuação na escola, o Capelinhense acredita que a bagagem de conhecimento vai contribuir em muito para o bom desempenho dos atletas da escola de Futebol.

 Após a conclusão do curso, os treinadores receberão um certificado que os permitirão atuar como treinadores em qualquer clube de Futebol Profissional ou de categoria de Base em todo o mundo. A expectativa é de que a cerimônia de Diplomação aconteça em Janeiro de 2013.