domingo, fevereiro 12, 2012

TODOS CONTRA A PEDOFILIA EM CAPELINHA

O Projeto Infância Roubada, financiado pelo Banco do Nordeste, através de recursos aportados no FIA (Fundo da Infância e Adolescência), vem atingindo resultados positivos dentro do SGD (Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes).
Tendo a execução do Grupo de Teatro de Capelinha Anim”Art, o projeto atende desde novembro de 2011 aproximadamente 70 crianças que recebem orientações em Oficinas de Teatro, Dança e atividades esportivas.

Infância Roubada tem como objetivo principal promover a reinserção social de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, sendo que o público alvo são as Instituições de Acolhimento “Casa Lar Masculina” e “Lar Mamãe Dolores” e ainda comunidade.

A coordenadora do Projeto, Fátima Santos Pimenta, reforça a necessidade de que outros projetos semelhantes sejam apoiados para que mais crianças tenham a oportunidade de desenvolverem atividades saudáveis, com orientação adequada, atingindo assim resultados promissores. Mais do que resgatar a autoestima é preciso também promover a reinserção das mesmas que têm necessidade do exercício pleno da cidadania.

A culminância do Infância Roubada será no mês de abril com a realização de um Campeonato Esportivo, envolvendo alunos de escolas públicas e particulares e a apresentação de uma Peça Teatral envolvendo os alunos das Oficinas de Dança e Teatro.

No dia 10 de fevereiro, às 14 horas, no Espaço AtivaIdade, o Projeto promoveu a palestra “Todos Contra a Pedofilia”, ministrada pelo renomado Promotor de Justiça de Divinópolis, Dr. Casé Fortes, onde aproximadamente 180 pessoas tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o tema como: mecanismos de proteção, trabalho desenvolvido pela CPI da Pedofilia e pela Campanha e ainda como identificar casos na família e na escola.

Na abertura houve a apresentação da Peça Teatral “Vozes do Silêncio”, encenada por crianças e adolescentes assistidas pelo Projeto, sob a coordenação dos monitores: Igor, Thiago e Ivânia que reproduziu depoimentos verídicos de vítimas desse tipo de violência.

O evento contou com representantes: CRAS, PETI, CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Pro-Jovem Adolescente, Grupo de Teatro Anim’art, Secretaria Municipal de Assistência Social, Lar Mamãe Dolores, Centro Viva Vida, Secretaria Municipal de Saúde, COMAD, PAIR, escolas públicas e particulares, comunidade, dentre outros.

Dr. Casé Fortes reforçou a necessidade de que as pessoas sejam estimuladas a denunciarem possíveis casos de pedofilia, pois é um único mecanismo existente para que os casos sejam apurados, apontando ainda os diversos fatores que levam as vítimas a permanecerem no silêncio como: vergonha, medo de serem rotuladas e ainda algumas questões culturais predominantes em determinados locais.

A coordenadora do Pro-Jovem Adolescente, Maria Imaculada Sampaio, salientou que é preciso redobrar o trabalho de atendimento prestado às  vítimas para que as mesmas não sofram novas agressões, passando por situações de constrangimento.


Texto e Fotos: Fátima Santos Pimenta