segunda-feira, janeiro 02, 2012

Rede do Sine é ampliada em todo o Vale do Jequitinhonha

Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas e Rio Pardo de Minas terão suas agências DO BLOG DO BANU 

O Ministério do Trabalho e Emprego, visando levar cada vez mais oportunidades de emprego para o cidadão mineiro, vai ampliar a rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado de Minas Gerais. 21 municípios estão em fase de implantação de novas unidades de atendimento ao trabalhador. As novas agências do Sine irão contemplar municípios de todas as regiões do Estado.

A implantação de dá com a parceira da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE). Segundo o Secretário Carlos Pimenta, a ampliação da rede de atendimento ao trabalhador é essencial para atingir o cidadão em situação de vulnerabilidade social que precisa da ajuda do Estado para conseguir um trabalho. “A unidade do Sine é o aconchego do trabalhador. É onde ele consegue respostas mais rápidas e pode disputar um emprego digno”, ressalta.

Os municípios do Vale do Jequitinhonha obtiveram aprovação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e terão as 4 novas agências implantadas do SINE: Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas e Rio Pardo de Minas.
Há Agências do SINE em várias cidades do Vale do Jequitinhonha: Almenara, Araçuaí , Bocaiúva, Diamantina, Divisópolis, Salinas e Taiobeiras.
O secretário Carlos Pimenta destaca que a ampliação, modernização e melhora do atendimento ao trabalhador, são pontos fundamentais para a efetividade do trabalho realizado no Sine. “Sabemos que Minas Gerais é um bom ambiente para geração de empregos, assim, estamos modernizando as estruturas das agências do Sine e ampliando a nossa rede, pois o Sine é a porta de entrada do trabalhador para o mercado de trabalho”.
As unidades de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego são coordenadas em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). O Sine presta serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.

Além de intermediar mão de obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende ao trabalhador solicitante do seguro desemprego e disponibiliza informações sobre o mercado de trabalho, por meio de palestras e cursos de competências básicas. Atualmente, Minas Gerais conta com 125 unidades do Sine que estão espalhadas por todas as regiões do Estado.
CritériosPara que o município possa receber uma unidade do Sine, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CETER) que, após aprovação, encaminha a solicitação ao MTE.