domingo, janeiro 29, 2012

OPINIÃO: As transformações sociais e a eleições 2012


Por Hélio Silva de Souza  

Vários fatos e acontecimentos demonstraram que nos últimos anos, Capelinha foi palco de várias transformações sociais e econômicas. Esses fatos aconteceram, em virtude da chegada de novas oportunidades e o acesso a informação que acabou gerando na cidade, uma nova mentalidade, fazendo com que a população começasse a reagir positivamente a esse grande choque.

Essa mudança impactou tanto a sociedade, que também atingiu com grande força o pensamento da população no tocante a política. Apesar de alguns estarem desanimados com ela, uma parcela considerável da população vem manifestando através de diversas atitudes que é preciso romper com o velho modelo instaurado em nossa região em que ainda se baseia na política do pão e circo, tornando a sociedade refém dos seus interesses.

Se antes, o poder era garantido através do investimento alto feito nas eleições e nas cestas básicas distribuídas no apagar das luzes, hoje os eleitores estão bem mais atentos a esse jogo, pois sabem que os grupos políticos que investem altos valores para terem o poder, podem estar querendo ressarcir o dinheiro investido nas eleições com juros e correção monetária durante o período em que estiverem governando, colocando a mão no dinheiro que é do povo.

Candidatos a Vereadores e a Prefeitos serão intimados pela comunidade a assumir o compromisso de desenvolver um debate de idéias, e não de comportamentos; de apresentarem seus planos de governo, baseando-se naquilo que realmente pode ser cumprido, e não somente esperanças que enganam o povo.

Por fim, Tudo acontecerá e contará com a presença e atenção especial dos meios de comunicação que vão assumir o papel de intermediador desse debate, se tornando a voz da população e a resposta do candidato.

 * Texto publicado na Edição de Janeiro da Revista Sou + Minas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário