terça-feira, dezembro 20, 2011

BLOG DO BANU MOSTRA A VERDADE SOBRE O OPORTUNISMO DE POLÍTICOS NO VALE

UFVJM: oportunistas políticos tentam ganhar projeção com Movimento popular do Vale




O "Movimento A UFVJM é nossa!" vem crescendo desde agosto passado, quando foi lançado. Tomou conta das ruas das cidades de Capelinha, Araçuaí, Virgem da Lapa, Itaobim e Almenara. Vem agitando escolas e salões de reunião de todo o Vale. São mais de 20 mil pessoas que se manifestaram em praça pública.

Mais de 7 mil pessoas ocuparam a Praça do Povo, em Capelinha, no dia 25.11, para exigir que a UFVJM abra campus na cidade, em Araçuaí e em Almenara.


Depois de ocupar as redes sociais, na internet, com mais de 2 mil participantes no face book, blogs,orkut e sites, este movimento vem incomodando os políticos profissionais que sempre exploraram e enganaram o povo do Vale.

É um movimento de indignação com os rumos que a UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri vinha tomando, pois aprovou de forma autoritária os campi em Janaúba e Unaí, fora da nossa região.

Álbano Silveira, de Berilo, e Jean Freire, de Itaobim, negociando com o Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, a aprovação de 3 campi para o Vale.A pressão aumentou em Diamantina, na Reitoria e no CONSU- Conselho Universitário da UFVJM. Dia 07.10, o CONSU aprovou a instalação de 3 campi em cidades do Vale, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.

O Movimento cresceu e aumentou ainda mais com a proposta indecorosa e desrespeitosa de mudança de nome da Nossa Universidade, tirando o sobrenome Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes) derrotou, no plebiscito de 24.11, a proposta autoritária e manteve o nome e sobrenome da UFVJM.

Intervenção do Movimento A UFVJM é Nossa!, através de Maria do Rosário Sampaio, de Capelinha, na reunião do CONSU, dia 07.10.

No dia 05.10, uma grande passeata de estudantes tomou conta das ruas de Araçuaí, com quase 2 mil jovens gritando pelo campus da UFVJM na cidade. O prefeito de Araçuaí Aécio Jardim foi convidado a participar, mas esquivou-se. E o pior. Disse que aquilo era movimento partidário, o que indignou os jovens, inclusive alguns que votaram nele.


Passeata de estudantes pelas ruas de Araçuaí emociou a população.

No dia 12.11, o Teatro Luz da Lua, no centro de Araçuaí, não cabia de tanta gente manifestando pelo campus da UFVJM. Naquele dia, foi entregue o projeto técnico de campus na cidade, ao Deputado Federal Reginaldo Lopes, pesidente do PT de Minas, e Coordenador da Bancada Mineira, no Congresso Nacional, que o protocolou no MEC, na mesma semana.


Mais uma vez, o prefeito da cidade não compareceu, embora tenha assinado um documento de compromisso de contra-partida se o projeto viesse a ser implantado. Dois prefeitos da região, Dim Martins de Virgem da Lapa e José João, de Francisco Badaró, participaram do ato.


No dia seguinte, 13.11, domingo, durante a Festa da Manga, o mesmo deputado Reginaldo Lopes reuniu-se com lideranças em Itaobim e Almenara, debatendo a proposta do Vale em ter 3 campi instalados em cidades-polo.


No dia 25.11, Capelinha, no Alto Jequitinhonha, promoveu a maior manifestação popular do Vale colocando na Praça do Povo, mais de 7 mil pessoas, clamando por um campus na cidade e nas outras do Vale. Todos os deputados federais e estaduais votados na região foram convidados, assim como lideranças políticas de todos os partidos. Somente os deputados federais do PT, Reginaldo Lopes e Miguel Correa, compareceram ao evento. Ex-prefeitos de Capelinha, co Gelson Cordeiro, foram convidados também não compareceram.


Itaobim mostrou sua força fazendo passeata juntando 3 mil pessoas, lutando pró-campus da UFVJM, no dia 01.12.Weliton Vitor, de Capelinha, vereador de Água Boa, Hélio Souza-Capelinha, Álbano Silveira - Berilo, Fabiany Ferraz - prefeita de Almenara; Raniene da Silva - prefeito Santo Antônio do Jacinto; deputado Federal Leonardo Monteiro. De costas - Secretário Luiz Cláudio Costa e deputado federal Reginaldo Lopes.
Uma comitiva de 16 pessoas, sendo 12 do Alto Jequitinhonha, 01 do Médio Jequitinhonha, e 3 do Baixo Jequitinhonha, entregou os documentos técnicos de Capelinha, Araçuaí e Almenara, ao Secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, que reforçou a intenção do Ministério da Educação em ampliar a UFVJM para as cidades-polo do Vale.

Capelinha juntou a documentação com mais de 20 mil assinaturas no abaixo-assinado, apoio de 15 prefeituras e Câmaras Municipais, sindicatos e outras organizações.


Vereador Cleuber Luiz, Terezino do Sindicato, Prefeito Pedro Vieira de Capelinha, Deputado Federal Reginaldo Lopes, Luz Cláudio Costa, Secretário da Secretria de Educação Superior/MEC, prefeita de Angelândia, Zilda Cardoso e Fátima Pimenta,de Capelinha.

O Movimento A UFVJM é nossa! entregou seu documento-base fazendo um resumo de toda a

luta na região, com reportagens, fotos e videos, e exigindo campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara.


Luiz Cláudio disse que havia recebido o documento de Araçuaí das mãos do deputado federal Reginaldo Lopes, em novembro.

E acrescentou que a Presidenta Dilma iria autorizar a instalação de campus nas 3 cidades, no prazo máximo de 5 anos. O anúncio será feito entre os meses de abril e maio de 2012. Naquela data, haveria um novo Ministro da Educação, mas já estava tudo planejado. Havia dinheiro disponível e os projetos técnicos seriam analisados.


O Campus vai sair, afirmou o MEC, em audiência dia 06.12.

Deputados, prefeitos omissos e lideranças políticas querem tirar o couro depois da onça morta.

Com o fortalecimento do Movimento, alguns prefeitos, lidernaças políticas e deputados da regiao apoiaram na primeira hora. Outros ficaram observando preocupados e cresceram o olho. Algumas lideranças políticas que não haviam participado até o momento tramavam uma forma de tirar dividendos eleitorais.

O grande golpe de marketing eleitoral aconteceu com o deputado federal Fabinho Ramalho, que se negou a receber a comitiva do Alto Jequitinhonha, no dia 06.12.11, em Brasília.

Ele marcou audiência com o Secretário-Executivo do MEC, José Henrique Paim, no dia 15.12, e convidou o prefeito de Araçuaí, Aécio Jardim, que até então não havia participado de nenhuma articulação e se negava a se reunir com pessoas da sua cidade para discutir tal assunto. Aécio convidou três jovens de sua cidade natal, Virgem da Lapa, para participarem do evento, pagando passagens e hospedagem para os três. O Prefeito Aécio não levou sequer uma liderança de Araçuaí.

Foto de reunião com José Henrique Paim, do MEC, e não com o Ministro da Educação.

Gelson Cordeiro, ex-prefeito de Capelinha, que também se sentia fora de qualquer movimento viu nesta oportunidade uma forma de aparecer. Pegou carona e levou consigo a psicopedagoga Marli Andrade.

Foi realizada uma reunião com o José Henrique Paim e não com o Ministro Fernando Haddad, como quiseram divulgar. Paim levou a comitiva para cumprimentar o Ministro, quando aproveitou-se para tirar uma fotografia.


Ministro da Educação Fernando Haddad, Gelson Cordeiro e Marli Andrade ( Capelinha); Aécio Jardim, Prefeito de Araçuaí; e Fábio Xavier , de Virgem da Lapa.

Neste momento, é importante frisar que somente o documento técnico de Araçuaí foi entregue novamente pelo prefeito Aécio Jardim. Havendo assim, dois protocolos.

Todas as três cidades já haviam protocolados seus documentos com a Secretaria de Educação Superior do MEC que já havia encaminhado os processos de estudos e viabilidade técnica.

Aqueles que desconhecem e/ou negam a história de todo o movimento de luta do povo do Vale são oportunistas e querem tirar o couro depois da onça já morta.

Sejam bem-vindos todos os que puderem e quiserem contribuir para a efetivação dos sonhos de centenas de milhares de pessoas do Vale.

Mas, os covardes, os omissos e oportunistas eleitoreiros serão denunciados pelo Movimento A UFVJM é nossa!

ABAIXO, UM TEXTO QUE ESCREVI, FALANDO SOBRE A QUESTÃO. LEIA:

Vamos parar com essa palhaçada

Desculpe, mas ontem, quase passei mal, vi um dos grandes coronéis da política de Capelinha, vestido de Terno e Gravata, pegando carona no movimento de Araçuai.

É que não dá para aceitar, que quem não fez nada até o momento, pegue carona no movimento pra dizer que está lutando pelo Campus em Capelinha.

A Verdade nua e Crua, é que Gelson Cordeiro, pegou carona com o Deputado Fabinho Ramalho e o povo de Araçuai, para dizer que está lutando por um Campus em Capelinha.

No entanto, o que precisa ficar claro, é que este Coronel apoiou o Deputado Carlaile Pedrosa, que nunca colocou os pés em Capelinha, nem manifestou apoio a nossa causa, mesmo tendo mandado vários ofícios para esse referido Deputado.

Como jovem cidadão Capelinhense, gostaria de repudiar com toda a força da minha alma e dos meus sentimentos, esse grupo paralelo, interesseiro e ridículo que se formou só pra dizer que ta fazendo alguma coisa. Respeito ao Prefeito de Aricanduva e Setubinha, mas repudio alguns que tentam fazer política em cima do movimento.

Hélio Silva de Souza
Jornalista, E Membro do Movimento a UFVJM é nossa!