segunda-feira, dezembro 12, 2011

EVENTO:

MANIFESTAÇÃO EVANGÉLICA NO DIA DA BIBLIA


Centenas de carros saíram pelas ruas da cidade de Capelinha em carreata histórica no último sábado, jamais foi vista tamanha mobilização religiosa na cidade, O motivo foi a comemoração do Dia da Bíblia, Igrejas evangélicas de Capelinha, deixaram as "placas de suas igrejas" de lado e se tornaram um só povo proclamando Jesus pelas ruas da cidade.
A mobilização teve inicio as 17:30 e percorreu ruas dos bairros Piedade, Centro, Vila Operária, Acácias, Planalto e Maria Lúcia, ao final da carreata se encontraram e fizeram grande celebração na quadra da Escola Estadual  Geralda Otoni, com a apresentações musicais das igrejas locais e a palestra do Pr. Isaías de  Montes Claros MG.
Com informações do Portal Aranãs

DO SITE DO DEPUTADO REGINALDO LOPES

LINK: http://www.reginaldolopes.com.br/?pagina=integra&secao=educacao&cd_noticia=2347

Em reunião promovida por Lopes, MEC garante que UFVJM abrirá campus em cidades do Vale


Uma grande notícia para todo o Vale do Jequitinhonha. Na última terça-feira, 6, o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, garantiu que a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) terá sua expansão com abertura de campus na região, a partir de 2013. Em reunião promovida e coordenada, em Brasília, pelo deputado federal Reginaldo Lopes, uma comitiva do Alto Jequitinhonha entregou o projeto técnico de campus da UFVJM em Capelinha ao secretário do MEC.
 
 
O encontro contou com a presença de 16 lideranças da região, entre elas cinco prefeitos, quatro vereadores, líderes sindicais e partidários e representantes do Movimento “A UFVJM é nossa!” das microrregiões de Capelinha e Almenara, além do deputado federal Leonardo Monteiro.
Estavam presentes na Audiência os prefeitos Pedro Vieira, de Capelinha; Carlos Magno Ferreira, de Água Boa; Zélia Cardoso de Souza, de Angelândia, do Alto Jequitinhonha; Fabiany Ferraz, de Almenara e Raniene Jose da Silva, de Santo Antônio do Jacinto, do Baixo Jequitinhonha; três vereadores de Capelinha, Cleuber Luiz, Wilson Coelho e Laerte Barrinha, além do presidente da Câmara de Água Boa.
 
O Movimento “A UFVJM é nossa!” estava representada por Álbano Silveira Machado, de Berilo, e Hélio Souza, de Capelinha. Terezino do Sindicato, Fátima Pimenta e Nicinha estiveram presentes como representantes sindicais, de movimentos sociais e partidários de Capelinha, e Aécio do Sindicato, de Almenara. A Comitiva de Capelinha foi liderada por Welito Vitor, Chefe de Gabinete da Prefeitura.
 
 
Após a fala de todos os presentes, o professor Luiz Cláudio registrou a prioridade que o governo Lula deu à educação superior, realizando a sua interiorização com a criação de Universidades Federais e arrematou. “De 10 Universidades criadas, nove tiveram a nota quatro no ENADE, em uma escala de zero a cinco, mostrando que os habitantes destas regiões esquecidas pelo Estado davam respostas positivas com o aproveitamento dos seus estudantes”.
 
O secretário do MEC informou que não poderia precisar quantos campi seriam criados e em quais cidades. Somente no segundo trimestre de 2012 poderia divulgar os resultados de um estudo técnico que será feito pelo Ministério.
 
Critérios para instalação de campus
 
1 - Estar a uma distância de 200 km de outros campi já instalados;
2 - Ter uma densidade demográfica e educacional de ensino médio que justifique tal projeto;
3 - Possuir infraestrutura urbana e operacional de serviços públicos e privados;
4 – Possuir uma facilidade de acesso às cidades vizinhas. Este acesso, segundo o REUNI, deveria contemplar um universo mínimo de 200 mil habitantes. A região com maior densidade populacional seria priorizada;
5 – Oferecer a contrapartida local com doação de terreno para construção da infraestrutura do campus.
Luiz Cláudio disse que muitas cidades gostariam de ter um campus, porém os critérios técnicos acima deveriam ser seguidos e sua estrutura mínima inicial teria cinco cursos.
 
As cidades de Capelinha, Araçuaí e Almenara, no Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, respectivamente, já apresentaram seus projetos, mostrando viabilidade técnica e geopolítica em suas candidaturas. Estas cidades se candidatam a ser sedes dos três campi, conforme aprovação do Conselho Universitário (CONSU) da UFVJM. Os projetos atendem a todos os critérios exigidos pelo MEC e Reitoria da UFVJM.
 
Outras cidades do Vale do Jequitinhonha se movimentam para também apresentarem seu desejo de ter um campus. Itaobim, no Médio Jequitinhonha, também apresentou projeto técnico procurando se viabilizar como sede de campus.
 
Recentemente, nos últimos 15 dias, duas cidades do Alto Jequitinhonha, Minas Novas e Itamarandiba, também se apresentaram como candidatas.
 
Com informações do Blog do Banu









ESPORTE

Vila Nova Sagra-se Campeão da Copa Aranãs 2011
Vila Nova: Pose do campeão da Copa Aranãs 2011

O Vila Nova, de Capelinha, se sagrou campeão da Copa Aranãs FM 2011. É o primeiro título do grande time montado por Mazinho, tradicional boleiro que saiu do Cometa de Água Boa para ser campeão no Vila.

O Vila Nova perdeu o jogo final desta tarde de domingo para o Capivari, por 1 x 0. Porém, este placar não foi suficiente para tirar o título do Vila. O time ganhou a partida contra o próprio Capivari, no domingo passado, também pelo placar de 1 x 0. O Vila Nova tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais.
O Vila Nova contou com um grande elenco para se tornar campeão da Copa.

Campanha do Vila Nova

O bom time do Vila Nova foi formado com uma base do time do Cometa de Água Boa reforçado por outros jogadores de outros times da região. Utilizou alguns jogadores da base que o Vila havia montado no campeonato municipal de Capelinha.


Jogadores do Vila Nova cumprimentam os do Capivari, antes do início da partida

Os jogadores Wilson e Serjão (Funorte de Montes Claros) e Victor (ex-Atlético Mineiro), se juntaram a Tico Mineiro (experiente jogador, ex-profissional) e a grande contratação do craque do ano de 2010: o meia armador Peleleu, da cidade de Ladainha, campeão pelo Novo Cruzeiro do ano passado.

O Vila Nova ficou em primeiro lugar na primeira fase, na Chave D: perdeu para Berilo, fora de casa, por 1 x 0, mas deu o troco no jogo de volta, vencendo por 2 x 0, em Capelinha. Enfrentou o Cometa e meteu-lhe duas goleadas, ambas pro 6 x 0.
Wilson, goleiro do Funorte de Montes Claros, também se destacou em vários jogos.
Nas oitavas de final, enfrentou o Carbonita, vencendo a primeira partida, fora de casa, por 1 x 0. E empatou o jogo de volta, em Capelinha, por 2 x 2. Como o Carbonita utilizou dois jogadores não inscritos na Copa, o Vila Nova ganhou os pontos por WO, levando a vantagem para a próxima fase.

Na fase seguinte, enfrentou o Aranãs, empatando duas partidas, por 3 x 3 e 0 x 0. Pela quantidade de gols marcados, foi à final com a vantagem de dois resultados iguais.
Vitor, ex-Atlético Mineiro, lateral esquerdo, foi um dos destaques do Vila na

Copa Aranãs.

Na fase final, ganhou do Capivari no domingo passado, 04.12, por 1 x 0. Neste domingo, foi derrotado pelo mesmo placar. Com o resultado, sagrou-se campeão da Copa Aranãs de 2011, título inédito.

O Vila Nova foi campeão com 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas. Marcou 22 gols e sofreu 7, tendo 15 gols de saldo.

Peleleu, meio de campo, melhor jogador da Copa, com o dirigente Mazinho do Vila Nova, responsável pela montangem da grande equipe campeã.

O meio de campo Peleleu foi considerado, novamente, o melhor jogador da Copa. Ele tem convite para jogar no time do América de Teófilo Otoni, pela série A do Campeonato Mineiro de 2012.

O time-base do Vila Nova durante toda a Copa Aranãs jogou com Wilson, Guilherme, Victor, Serjão, Spok, Marcelo, Tiago Meira, Dim, Pepeleu, Zolinha e Tico Mineiro. Técnico Joãozinho.

Fotos de Banu e Adílio Gomes, da Rádio Aranãs.