terça-feira, novembro 01, 2011

MEC aprova cursos de Medicina em Teófilo Otoni e Diamantina, na nossa UFVJM

Do Blog do Banu 
Início dos cursos em 2013 depende de investimentos em 4 hospitais das duas cidades


O Ministério da Educação confirmou que a UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri terá dois cursos de Medicina, sendo um na cidade de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, e outro em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, no nordeste de Minas.

A confirmação aconteceu, no último dia 18 de outubro, em uma audiência do Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, em que participaram a prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire (PT), o suplente de deputado estadual (PT) e médico de Itaobim, Dr. Jean Freire, e o Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, para tratar da possibilidade de instalação dos referidos cursos.

O secretário Luiz Cláudio Costa informou aos presentes que o processo de instalação dos cursos de Medicina seriam viabilizados, uma vez assegurada as condições materiais e de pessoal pelo MEC, considerando que o Conselho Universitário da UFVJM já se manifestou favorável à implantação de cursos de medicina nos seus campi de Diamantina e Teófilo Otoni.

O Conselho Universitário - CONSU aprovou um modelo de curso com os três primeiros anos sendo integralmente no campus de Diamantina, através do Bacharelado em Ciências da Saúde e, ao final deste, dividindo duas turmas de 40 estudantes para os três anos restantes referente à parte profissionalizante do curso, sendo uma destinada para o Campus do Mucuri e outra para o Campus de Diamantina.
Hospital Santa Rosália de Teófilo Otoni poderá fazer convênio com UFVJM para servir de práticas profissionais dos estudantes de Medicina

Uma equipe técnica da UFVJM constatou que nenhum dos Hospitais de Teófilo Otoni oferece condições de acolher residência médica, fundamental para a abertura do curso de Medicina. Será necessário um investimento vultoso em pelo menos dois hospitais de Teófilo Otoni para que sejam adequados ao acolhimento de residência médica e, sobretudo, para tornarem-se hospitais de ensino.

A cidade de Diamantina também não teria condições de acolher um Curso de Medicina. Porém, o Governo de Minas fará investimentos de cerca de R$ 9 milhões nas duas Casas de Saúde da cidade, de forma a transformá-las em hospitais de ensino. Este projeto já obteve a aprovação do CEREM - Comissão Estadual de Residência Médica para acolher a residência médica, período de experiência prática de estudantes de Medicina.
A Santa Casa de Diamantina terá reformas para adaptação como Hospital-ensino
A UFVJM assumirá, em breve, a co-gestão desses hospitais através de convênios que estão em fase de elaboração.

O MEC aprova implantação de curso de medicina também no Campus do Mucuri. A cidade de Teófilo Otoni terá o início das atividades profissionalizantes, em 2016. Seá necessãrio a promoção de adequações indispensáveis em pelo menos dois Hospitais da cidade para torná-los hospitais de ensino, através recursos financeiros oriundos de ementas parlamentares.