segunda-feira, outubro 31, 2011

ADVJ abre inscrições para processo seletivo

A Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha (ADVJ)  informa aos interessadas em participar do “Projeto Vale do Jequitinhonha” que se encontram abertas as inscrições para o processo de seleção de Bolsistas para 2012.  A ADVJ é uma entidade civil, de personalidade jurídica, apartidária, sem fins lucrativos e vínculos religiosos, dedicada à promoção de atividades sócio-educacionais e culturais do Vale do  Jequitinhonha.  A  Associação foi fundada  em  2002, com  a  proposta  de  planejar  e  executar  o  projeto “Vale  do  Jequitinhonha”. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço advj.jequitinhonha@yahoo.com.br.
O que é o Projeto? 
Projeto Vale do Jequitinhonha nasceu em 1999 com o intuito de fomentar o estudo de jovens do Vale criando condições para que os mesmos ingressem em uma Universidade Pública ou concorram à bolsas pelo Programa PROUNI.
As Bolsas são concedidas pela Associação Pré-Federal e administradas pela ADVJ. Anualmente são selecionados  entre 15 e 20 jovens para residerem em Blo Horizonte mediante a concessão de bolsas de estudos preparatório para o vestibular. São duas modalidades de bolsas  concedidas de acordo com a classificação socioeconômica do candidato :  com o auxílio (i)  integral o estudante contemplado terá direito à mesalidade do curso por um ano além das apostilas, moradia e alimentação gratuitamente. Por sua vez, (ii) o bolsista parcial recebe auxílio apenas com a mesalidade, cabendo ao mesmo  arcar com o material, moradia e alimentação.
Quem Pode Participar ? 
O benefício visa a atender jovens naturais do vale do Jequitinhonha ou de famílias residentes na região por período igual ou superior à dez anos. Para participar do processo seletivo o candidato deverá atestar que sua condição socioeconomica atende as exigências dispostas no edital anexo, através de documentos correspondentes aos quesitos requeridos para a avaliação.  Os interessados em concorrer à bolsa integral deverá comprovar renda de até duzentos e Cinquenta reais per capta, e para concorrer à bolsa parcial renda per capta de até seiscentos e cinquenta reais. Em ambos os casos recumenda-se que os candidatos tenham histórico de participação em movimentos sociais, culturais e/ou religiosos, etc. Não será permitida a inscrição de pessoas que tenham irmão contemplados anteriormente pelo projeto. Em caso de candidatos que estudaram em colégio particiular apenas os bolsistas poderão ser contemplados.
Como o projeto é sediado em Belo Horizonte, aqueles candidaos menores de dezoito anos, aprovados no processo seletivo, deverão apresentar uma declaração registrada em cartório contendo a autorização dos pais ou responsáveis  para que o mesmo faça parte do projeto – o modelo segue anexo.
Como é o processo Seletivo? 
Para participar do processo seletivo os interessados deverão ler o edital, preencher as informações requeridas pelo formulário de inscrição, eviando os documentos que atestem a veracidade das informações declaradas no formulário e e enviar até o dia dezeseis  de novembro para Associação de Desenvolvimento do Vale do Jequitinonha, Praça Raul Soares n° 08 apartamento 202,  cep: 30180030 , Centro,  Belo Horizonte . No caso de o candidato e/ou membro da família não estar de posse de algum dos documentos, o mesmo deverá redigir uma declaração à punho explicando o motivo de não ser possuidor do referido documento.  As incrições com documentação incompleta estara sujeita à desclassificação.
O processo seletivo constitui-se de duas etapas sendo uma delas realizada em Belo Horizonte, na qual a equipe de coordenadores do processo fará a avaliação dos documentos enviados a fim de averiguar se a classificação socioeconomica dos inscritos está de acordo com o exigido pelo edital. Os inscritos cuja a documentação não estiver de acordo com as exigências será desclassificado. A segunda etapa é realizada em alguma cidade do Vale e consiste em um encontro com a presença de todos os candidatos e  coordenadores com o objetivo de ter um conhecimento prévio dos futuros bolsistas. O candidato que não estiver presente nesse encontro também será desclassificado. A equipe de coordenadores  divulgarão o resultado após a realização de cada etapa no Blog Vale Viver. 
 Em caso algum será impedido que dois ou mais irmãos  concorra à um mesmo processo, porém, não será concedida bolsas para duas pessoas de mesma família.
 Para maiores informações entre em contato pelo  email: advj.jequitinhonha@yahoo.com.br ou postando um comentário no Blog Vale Viver (www.valeviver.wordpress.com)
Eric Renan Ramalho - Graduando em Filosofia (UFMG)Contatos : Skype - eric.jequitinhonha / Celular : (31) 9243-3481
Coordenador ADVJ valeviver.wordpress.com/
Colaborador do Blog Onhas: blog.onhas.com 

“O filósofo do país periférico, existencialmente, não está em face do Nada, mas do Tudo que há por fazer diante do mundo que é seu” 
Álvaro Vieira Pinto