quarta-feira, outubro 19, 2011

Zara Sampaio consegue apoio para Capelinha na Conferência Estadual da Mulher

Conferência de Mulheres aprova Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM

A Pesquisadora da FUNDACENTRO e Doutoranda da UERJ, Maria do Rosário Sampaio, conseguiu aprovar dentro das metas para a Educação da Conferência Estadual de Mulheres aprovou uma Moção de Repúdio à Reitoria da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em encaminhar a instalação de campi fora de cidades do Vale.

O texto aprovado é o seguinte:

"O grupo de mulheres mobilizadas pela educacao superior do Vale do Jequitinhonha solicita apoio desta plenaria para o seu pleito,conforme descrito abaixo:
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri deverá permanecer com o seu nome de origem : Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM .

O Vale do Jequitinhonha com quase um milhao de habitantes, em 71 mil km quadrados, deverá ter prioridade na instalacao dos polos univesitários recentemente aprovados , na seguinte ordem de prioridade:
Primeiro: Polo do Medio Jequitinhonha nas cidades de Aracuai ou Itaobim,no Vale do Jequitinhonha/MG;
Segundo: Polo do Alto Jequitinhonha ,na cidade de Capelinha,no Vale do Jequitinhonha/MG.
Terceiro: Polo de Janauba, no norte de Minas;
Quarto :Polo do Baixo Jequitinhonha, na cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha/MG;
Quinto : Polo de Unaí,no noroeste de Minas.

Mocão de Repúdio
O Grupo de Mulheres Mobilizadas pela educacao superior no Vale do Jequitinhonha vem ,por esta plenária, repudiar as decisoes do Ministério da Educacao, Secretaria de Ensino Superior, o governo da Presidenta Dilma Roussef e Direcão /Reitoria atual da UFVJM pelo imenso desrespeito, preconceito e exclusão do Povo do Jequitinhonha das decisões acerca do destino de sua universidade.
Os agentes do governo excluíram, mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha do Plano de Expansão da Universidade do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. E como forma de represália ao movimento social que se agiganta, a atual administração/reitoria ameaça substituir o nome de nossa Universidade por nome ora pelo nome de político, ora por nome de intelectual.
Nosso total repúdio ao MEC/SESU/Presidente Dilma e Reitoria UFVJM/
Primeiro, os polos do Jequitinhonha adentro !"
Este texto será submetido à Plenária Final da Conferência Estadual de Mulheres, que acontece no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte.