terça-feira, setembro 13, 2011

ESPORTE: COPA ARANÃS


Tiago faz dois contra o Bri

O atacante Tiago, do Atalanta de Malacacheta, foi o destaque do jogo do último sábado (10) contra o time do Capivari. No primeiro tempo, o jogador fez dois gols em cima do Bri, um aos 22 e o outro aos 44 minutos.Atuando hoje no Atalanta, ele já passou pelos times paulitas Guarani de Campinas e Santo André e ainda pelo Londrina, no Paraná.

Técnico do Bri pede demissão

Após o final do jogo entre o Vila Nova e o Cometa, o técnico do Capivari, Cláudio Detetive, comunicou à reportagem do Jornal A Cidade que pediu demissão do Bri.

Cláudio não quis falar sobre o motivo de sua saída, mas ao que tudo indica, a crise provocada após a derrota do time por 3 a 0 no primeiro jogo da Copa Aranãs, iniciada no último domingo (11) é que causou o seu pedido de demissão.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO E QUALIFICAÇÃO


Hélio Silva 

Sindicato oferece capacitação profissional
O Sinserca (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capelinha), em parceria com a Unitri (Centro Universitário do Triângulo), está oferecendo seis cursos de capacitação profissional a toda a população.

Os cursos são de informática básica e avançada, atendente de farmácia, hardware, auxiliar de contabilidades, auxiliar administrativo e financeiro e instalações elétricas. As inscrições podem ser feitas nesta quinta (15) e sexta-feira (16) na rua José Pimenta, 523, no centro. Saiba mais pelo 3516-1191.

Inscrições para concurso do Samu terminam hoje

Termina nesta quarta-feira (14), o prazo para quem quiser se inscrever no concurso do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que preenche 12 vagas em Capelinha. As inscrições podem ser feitas através da internet pelo site: www.msmconsultoria.com.br ou na secretaria de Saúde, que fica na rua das Flores, 456, no centro de Capelinha.

Menos verba para Capelinha em 2012


Hélio Silva 

O município de Capelinha está de fora das 198 cidades mineiras que receberão ICMS esportivo em 2012, segundo a nova lista divulgada no último dia 31 de agosto. O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e atualmente a cidade recebe mensalmente R$ 9.355,60.

Em contato com a SEEJ/MG (Superintendência de Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude do Estado de Minas Gerais), os técnicos responsáveis pelo programa  informaram que Capelinha não conseguiu comprovar a atividade regular do Conselho Municipal de Esportes. Atualmente, é importante que os conselhos de esporte estejam em funcionamento. Esta é uma condição fundamental para que os municípios recebam recursos do ICMS Solidário critério Esportes. Além disso, de acordo com o edital recentemente publicado pela Petrobrás, para seleção de projetos esportivos educacionais é exigido que os interessados sejam listados nos conselhos municipais de Esporte. As instituições esportivas dos municípios sem Conselho Municipal do Esporte não podem se candidatar a receber os recursos desse edital.

O ICMS Esportivo é uma verba destinada às prefeituras que, durante o ano, prestarem informações sobre as atividades esportivas realizadas no município. Este ano, o prazo para envio de informações foi prorrogado várias vezes, tendo se encerrado em 30 de julho.

Prefeitura x SEEJ
Atualmente, Capelinha recebe um total anual de R$ 112 mil pelo critério Esportes do ICMS. Na região as cidades de Angelândia e Aricanduva cumpriram suas metas e devem continuar recebendo o recurso no ano que vem.

Segundo o secretário de Esportes de Capelinha, Dilson de Moraes, em agosto de 2010 foi enviada toda a documentação para a SEEJ.

Questionado pelo Jornal A Cidade, o responsável pelo recebimento da documentação na Superintendência, afirmou que os documentos enviados pelo município não foram suficientes, por não terem sido fornecidas informações sobre as reuniões do Conselho Municipal de Esportes.

Capelinha tem nota acima da média no Enem



Hélio Silva 
Os recentes dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) em relação ao desempenho dos estudantes de Capelinha no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado 2010, mostraram que três das quatro instituições de ensino cujos alunos participaram do exame estão acima da média nacional.

O resultado foi divulgado na última segunda feira (12). A escola estadual Professor Antônio Lago conseguiu média de 562,13 e está acima do índice nacional, que é de 554,06. Já a também estadual Geralda Otoni, apesar se não conseguir atingir a média, subiu de 479,03 para 503,68.

Na rede privada, os colégios Manuel Luiz Pego e Dom Luciano também obtiveram alta pontuação no Enem. Com crescimento significativo, o Dom Luciano saiu da nota 517,59 e subiu par 604,62. O desempenho dos alunos do Manuel Luiz Pego fez com que a instituição pulasse de 582,25 para 625,59.

Dos 260 estudantes dos que fizeram as provas mais de 200 são da Antônio Lago.  Para saber mais, basta acessar o site da Folha de São Paulo http://saber.folha.com.br/2010/enem/ ou ir direto ao site do MEC: www.mec.gov.br.

Lei da sacola ecológica é aprovada na Câmara


Hélio Silva 

          A Câmara Municipal de Capelinha aprovou, na noite da última segunda-feira (12), o projeto de lei do Executivo que substitui o uso de sacolas plásticas por sacolas de lixo ecológicas. Já tramitando desde julho deste ano, o texto do documento foi amplamente discutido pelo Legislativo municipal.

         A lei, que a partir de agora entra em vigor, tem caráter facultativo nos primeiros dois anos e, a partir de então, seu cumprimento passa a ser obrigatório. Além de regulamentar o uso de sacolas ecológicas, a lei também deve punir com multas empresas que não cumprirem a lei.



Homem entrega arma após palestra da polícia



Hélio Silva
 
Após palestra realizada na última sexta-feira (9), na comunidade de Ribeirão dos Vales, zona rural de Capelinha, um cidadão entregou à Polícia Militar uma espingarda de pólvora após uma palestra realizada pelo tenente Aluísio. 

Segundo informações da assessoria de Comunicação da PM, a palestra abordou a missão da polícia, enfatizando a importância das denúncias da população, a imprudência dos motoristas de veículos irregulares e também a campanha do desarmamento.

O homem que entregou a arma reconheceu o atuação da força policial e disse que esperava a oportunidade de conhecer o trabalho da PM. E ainda que o trabalho de conscientização deve continuar.

Além do tenente Aluísio, estiveram na comunidade os soldados André Porto, Oliveira e Raphael e ainda o secretário municipal de Meio Ambiente José Maria, o Zuzinha.