terça-feira, agosto 03, 2010

PATRIMONIO CULTURAL

EDSON RAMOS

Já era esperado que algum dia tentariam apagar vestígios da nossa história. Aconteceria cedo ou tarde, pela manhã ou na calada da noite.
E esse fato se tornou tão real no dia em que misteriosamente o Sobrado Pimenta, edificação mais antiga de Capelinha, berço da nossa história, pegou fogo e teve parte de sua cobertura e assoalhos queimados. O que mais me impressionou foi ver em frente ao Patrimônio em chamas, cidadãos de braços cruzados contemplando o fogaréu que de lá saia. Ninguém gritava ou agia. Se não tivessem aparecido meia dúzia de agentes de proteção do patrimônio Capelinhense, a tragédia seria maior.
O silencio tomou conta naquela noite. Tudo se via e nada se fazia. Como sempre aconteceu com nossos velhos patrimônios deixados ao léu, nem legislação municipal, estadual ou federal foi capaz de impedir que derrubassem as velhas paredes do Sobrado. Não vi quem as derrubou, mas sei que elas não cairiam sozinhas, pois o incêndio só prejudicou fisicamente parte da fachada que dava para a rua Domingos Pimenta.
Acabaram mais uma vez com um representante vivo da nossa história, assim como aconteceu com o mercado antigo da Rua das Flores, com o antigo salão paroquial etc.
E mais uma vez nos calamos, deixamos para o Ministério Público uma ação que é cidadã, que não tem conotação política, religiosa nem nada. Peço que me desculpem, mas o silencio apenas condenará aqueles que conhecem seu papel e titubeiam frente a tentação do ostracismo interiorano.
Não se mata uma história, ela é apenas recontada e este novo capitulo com certeza está longe de acabar.

O TOPO DOS VICIADOS EM SUCESSO

ALÉQUISON GOMES

Esse texto abaixo foi tirado de um artigo que escrevi para um trabalho aqui em Capelinha, a mais de um ano atrás e resolvi posta-lo aqui. Boa leitura

_ Se você tiver o hábito de assistir a telejornais, então com certeza está acostumado com noticias apavorantes do tipo: “Jovem entra em escola com uma arma e mata várias pessoas”, ou: “Fulano assalta banco e acaba sendo morto por policiais”
São apenas algumas das infindáveis noticias que nos chegam todo dia!Estou te dizendo isso apenas para refletir com você acerca do que está acontecendo com a sociedade.
As pessoas estão: cansadas, oprimidas, deprimidas, desanimadas, e intolerantes. A humanidade está fatalmente deformada!
E um dos fatores que tem contribuído para isso é o desejo desenfreado pela necessidade extravagante do “ter”.
Uma briga de cão, para ver quem consegue mais!
Mais, tudo: Mais, dinheiro, mais fama, mais carro, mais paixão, mais atenção, mais nada, mais... E por ai vai!
Uma verdadeira orgia emocional.
E;parte da responsabilidade desse problema, atribuo à propaganda exagerada e constante que existe em praticamente todos os meios de comunicação e também ajuntamentos humanos, inclusive a própria religião!
Refiro-me aos jargões de auto - motivação que incita as pessoas a serem inconformadas com o que já possuem, para se enfiarem no veneno da competição, sempre em busca de mais!
Esse desconforto tem invadido o inconsciente, arrombado o sossego, estuprado a alegria que se pode ter em pequenas coisas e feito refém a capacidade de ser feliz e fiel no pouco!
Ninguém mais consegue viver bem com aquilo que está em suas mãos. Quase todos querem o novo, o do próximo ou o inatingível!
Para essa gente viciada, o forte é aquele que corre na frente, chega primeiro, produz o insuperável.
E o resultado disso, está ai: Gente exausta e com medo!
Se entregando a fúria dos descontrolados, que matam porque não são amados, que desistem de viver, porque não conseguiram o prometido, não atingiram o ápice, da tara de suas ambições!
Eu, sinceramente há muito tempo me demiti dessa palhaçada de ser forçado a superar os limites de todos, para ser reconhecido!
Ser reconhecido por quem? E para que? Para ser um corpo, sem vida no topo? Topo de que? Topo do nada. Topo do morto vivo!
”Topo” dos idiotas, que se alimentam do vicio de achar que são porque possuem.
Querem que eu me arrebente todo para um dia poder dormir em um colchão de água, enquanto meu próximo dorme nas calçadas?
Não, muito obrigado! Mas, não quero o conselho desses estúpidos sem alma! Que eles e seus projetos capitalistas cheguem ao pináculo e mordam o próprio nariz!
E esse é meu desabafo, é o que penso. E quanto a você abra o olho!
Tem gente querendo te conduzir você até onde pode usa-lo para depois te jogar no lixo!
Com isso, não estou dizendo que seja errado querer ter coisas, sonhar, estudar e etc. Claro que é importante todo individuo lutar e ter o que deseja isso é digno.
Mas, o meu apelo é para que você não se mate em busca disso, pois a vida é muito maior do que todas essas coisas!

E viver, é uma “vez” só!
Por isso, veja o que te faz feliz, busque a paz e a amarre em você.
Pois como diz o Paulo da bíblia: tendo o que comer, onde morar e o que vestir, então, estejamos com isso satisfeitos!
O resto se vier, bem!
Senão vier, vou ser feliz do mesmo jeito.
Se quiser saber mais sobre coisas assim:
Vem comigo, que no “Caminho” eu te explico.

Aléquison Gomes
alequison@yahoo.com.br

ORIGEM DO DIA DOS PAIS

MARCELO DIAS

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, o dia dos pais teve origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos.Quando um jovem chamado Elmesu, moudou e escupiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde, e vida longa a seu pai.
Viajando um pouco mais no tempo, chegamos ao ano de 1.909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um veterano da guerra civil chamado John Bruce Dood, teve a idéia de celebrar o dia dos pais depois de ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era de homenageá-lo devido o grande esforço que ele tivera para criar os filhos depois do falecimento da esposa em 1898.
O primeiro dia dos pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho de 1910 e em 1972 foi oficializado pelo presidente americano Richard Nixon, tornando-se uma festa nacional.
Já no Brasil, a data foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering. Instituído no dia 14 de agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família. Atualmente, o dia dos pais, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e da européia.