terça-feira, agosto 03, 2010

ORIGEM DO DIA DOS PAIS

MARCELO DIAS

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, o dia dos pais teve origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos.Quando um jovem chamado Elmesu, moudou e escupiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde, e vida longa a seu pai.
Viajando um pouco mais no tempo, chegamos ao ano de 1.909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um veterano da guerra civil chamado John Bruce Dood, teve a idéia de celebrar o dia dos pais depois de ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era de homenageá-lo devido o grande esforço que ele tivera para criar os filhos depois do falecimento da esposa em 1898.
O primeiro dia dos pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho de 1910 e em 1972 foi oficializado pelo presidente americano Richard Nixon, tornando-se uma festa nacional.
Já no Brasil, a data foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering. Instituído no dia 14 de agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família. Atualmente, o dia dos pais, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e da européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário